segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
2 - Realizar atividades com foco no sistema de escrita
O que é
Criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita. A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. Alguns exemplos de perguntas para a turma: a palavra que você procura começa com que letra? Termina com qual? Quantas letras você acha que ela tem? É por meio de reflexões desse tipo que as crianças entendem a ligação entre os sons e as possíveis grafias. Algo muito distinto do que se fazia até pouco tempo atrás, quando vigorava a ideia de memorização. Os alunos primeiro repetiam inúmeras vezes as sílabas já formadas (ba, be, bi, bo, bu) e depois tentavam formar palavras e frases utilizando as sílabas que já haviam aprendido ("O burro corria para o correio", "Ivo viu a uva" e outras sem sentido algum). Só depois de guardar todas as possibilidades, a criança começava a escrever pequenos textos. O pior era que, em muitos casos, o momento da produção nunca chegava.
Ações
Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta própria, textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização (leia o depoimento abaixo). No esforço de entender como funciona o sistema alfabético, as crianças vão inicialmente tentar ler com base no que conhecem sobre a escrita e onde ela aparece (cartazes, livros, jornais etc.), utilizando o contexto para identificar palavras ou partes delas. As questões que o professor faz para que a criança justifique o que está escrito e os conflitos cognitivos decorrentes dessas indagações e da interação com os colegas levam à revisão de suas hipóteses.
Listas para desafiar a turma a escrever
"Tenho clareza de que as crianças refletem sobre o sistema de escrita quando são desafiadas a ler e a escrever. Meu foco são os que ainda não estão alfabéticos. Para eles, preparo listas (de frutas, dos nomes da chamada etc.) e textos de memória (músicas, adivinhas etc.). Procuro ainda respeitar o tempo de evolução de cada aluno. Não dá para forçar que ele mude de hipótese só mostrando o que está errado. Esse é um processo cognitivo que depende de cada um."
Angela Viera dos Santos é professora do 2º ano da EE Josefina Maria Barbosa, em São Paulo, SP.
Os erros mais comuns
- Deixar o aluno escrever sem intervir nem fornecer informações. A criança só avança ao receber ajudas desse tipo do professor.
- Pedir que os alunos copiem textos. Esse exercício mecânico pode, no máximo, ajudar a memorizar.
- Não desafiar os alunos a ler. Procurar nomes em listas, por exemplo, é essencial para entender a lógica do sistema de escrita.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Search
Blog Archive
-
2015
(24)
- abril(3)
-
fevereiro(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Colaboradores
Arquivo do blog
-
▼
2015
(24)
-
▼
fevereiro
(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
-
▼
fevereiro
(21)
0 comentários:
Postar um comentário