segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

☻O Desenvolvimento de uma rotina no planejamento das aulas. Criando assim uma ordenação que poderá ser interiorizada em cada aluno, até mesmo no professor, permitindo uma sequencia didática mais definida e que pode ser trabalhada de forma mais favorável tanto na ensinagem como na aprendizagem.

1- Por que o uso de uma Rotina Semanal no planejamento da Alfabetização?

Organizar uma rotina semanal é fundamental para orientar o planejamento e o cotidiano da sala de aula. Ela se expressa na forma como são organizados o tempo, o espaço, os materiais, as propostas e intervenções do professor e revela suas intenções educativas.

Quando o adulto informa à criança sobre sua programação diária, está lhe ajudando a ampliar as suas noções de tempo, construindo importantes noções de anterioridade e posterioridade. Tal atitude traz conseqüências, também para o emocional dos alunos, que se sentem menos ansiosos ante uma rotina que conhecem previamente.

Outro ponto importante com a utilização da rotina no planejamento semanal é a garantia de estar trabalhando a formação integral da criança, como: a linguagem oral, a leitura, a escrita abrangendo (produção e revisão textual, análise lingüística da formação das palavras (relação grafema/fonema), contato com diferentes gêneros textuais, o calendário, o raciocínio lógico matemático, a ludicidade, as diferentes áreas do conhecimento todos contextualizados e articulados, buscando situações reais de uso social da leitura, da escrita e da oralidade.

2- Qual é a Rotina Semanal da Alfabetização? Diga qual o objetivo de cada item desta rotina.

FREQUÊNCIA SEMANAL  DOS ÍTENS 

Acolhida........................................... Todos os dias 
Calendário.........................................Todos os dias 
Leitura Compartilhada..................... Todos os dias 
Hora da Atividade............................ Todos os dias 
Roda de Conversa............................ Todos os dias 
Registro da Roda de Conversa......... Todos os dias 
Para Casa.......................................... Exceto na 6.ª feira 
Hora da Leitura: Leitura em Voz Alta feita pelo Professor e Leitura pelo Aluno.......... No mínimo duas vezes por semana 
Produção de Texto ..............................................................................................Uma vez por semana 
Revisão de Texto .................................................................................................Uma vez por semana 
Recreação Dirigida/Educação Física ................................................................Uma vez por semana 
Artes .....................................................................................................................Uma vez por semana 

Nessa proposta de alfabetização, a rotina semanal contempla:

- Acolhida: É o momento lúdico de receber o aluno de forma prazerosa, é a hora da conquista, a hora de definir a sua aula; 
- Calendário: O calendário é um recurso muito útil para que os alunos se aproximem da idéia sobre a medida de tempo. Isso porque o registro de acontecimentos do dia-a-dia auxilia na percepção e no registro de seu transcurso.
- Leitura Compartilhada: É a hora de compartilhar com os alunos a leitura de diferentes gêneros textuais partindo para a apreciação do texto, conhecimento da estrutura deste gênero textual, análise linguística de algumas palavras, ela também é um meio que favorece a integração do trabalho de leitura e de escrita com as demais áreas do currículo; 
- Hora da Atividade: Abrangerá as situações didáticas de reflexão sobre o sistema de escrita alfabético e a apropriação da linguagem que se escreve, como também do raciocínio lógico matemático e dos demais conteúdos, todos na medida do possível, integrados ao tema mensal. Na hora da atividade. haverá uma diversidade de atividades com diferentes propósitos e, ao mesmo tempo, uma repetição delas para que o desempenho dos alunos seja cada vez melhor. Não é preciso inventar novas atividades a cada dia, mas é importante variar o gênero que vai ser trabalhado (contos, parlendas, listas, poemas, textos instrucionais etc.).
- Roda de Conversa: É a hora de estimular a oralidade das crianças, observar sua participação, conhecer um pouco de sua vivência mediante o tema ou situação levantada para discussão.
- Registro da Roda de Conversa: É a oportunidade que se tem de escrever com um propósito real (para se lembrarem da conclusão da roda de conversa), a escrita vai depender do encaminhamento da roda de conversa, pode ser: uma lista, um bilhete, uma carta, uma poesia etc. Nesta hora as crianças terão a oportunidade de presenciar a escrita tendo como modelo o seu professor, observando: o direcionamento da escrita, a disposição do texto escrito no papel, a relação entre fala e escrita. É um momento muito importante para as crianças.
- Produção de Texto: É preciso que nunca se perca de vista que não há como criar do nada, é preciso ter boas referências. Por isso a formação de bons escritores depende não só de uma prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura. É o momento da rotina em que as crianças mesmo sem saber escrever convencionalmente, produzirão textos tendo o professor como escriba, as crianças ditam e o professor escreve. Trata-se do momento em que as crianças terão a proposta de produzir um texto sabendo para que e para quem estão produzindo, revestindo a escrita de seu caráter social, como também as características do gênero textual proposto para a escrita; isto porque já escutaram a leitura de uma variedade deste gênero textual e refletiram sobre os aspectos próprios do mesmo tendo o professor como o mediador.
- Revisão Textual: É um espaço privilegiado da rotina de articulação das práticas de leitura, produção escrita e reflexão sobre a língua (e mesmo de comparação entre linguagem oral e escrita). Trata-se do conjunto de procedimentos por meio dos quais um texto é trabalhado até o momento em que esteja bem escrito. Esse procedimento é aprendido por meio da participação dos alunos em situações coletivas de revisão de texto, onde o professor é mediador entre o texto e as crianças. O professor precisa selecionar em quais aspectos pretende focar a revisão, ou bem se foca a atenção na coerência da apresentação dos conteúdos, nos aspectos coesivos e pontuação, ou na ortografia.
- Recreação Dirigida/Educação Física: Brincar e jogar são fontes de lazer assim como fontes de conhecimento: por essa dupla natureza consideramos o brincar parte integrante da rotina educacional. Assim o momento da recreação funciona como cenário no qual os alunos tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.
- Artes: É o momento de se expressar de forma criativa através da arte: do desenho, da pintura, da construção, da modelagem, dobraduras, colagem, dramatização e música, construindo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas. é quando se aprende a apreciar os valores estéticos, a desenvolver a atenção e a observação.
- Para Casa: Agora é hora do professor orientar bem os alunos sobre a tarefa de casa, estimulando a autonomia, a fazer sozinho o que foi trabalhado em sala.

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