terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Atividades para Alfabetizar

É preciso identificar em que fase de hipótese de escrita a criança se encontra e seguir as sequências didáticas para fazer o aluno avançar nos diferentes níveis:





Um desafio e tanto

Ensinar a ler e a escrever, na atualidade, é algo completamente desafiador. Não é raro encontrar professores que tenham sido alfabetizados por um sistema, tido contato com outro durante a faculdade e ao se tornarem educadores dessa área, se deparado com um terceiro método ou até mesmo um quarto, pois durante a reflexão da prática e na troca de saberes com colegas de trabalho absorvemos muitos ensinamentos (bons e ruins).

Para ensinar com qualidade, você já deve ter percebido que é fundamental se adaptar rapidamente a tantas mudanças, além da ferramenta essencial ao educador que é buscar fundamentação teórica e prática, garantindo estratégias adequadas para o sucesso escolar de seus pequenos. No contexto do construtivismo, a alfabetização parte dos usos da leitura e da escrita que a criança fará em seu cotidiano, e não mais apenas do domínio da escrita alfabética, o que implica que todo o processo seja feito de modo diferente , e para isso, é preciso conhecê-lo muito bem.

Hipóteses de escrita

O novo processo de alfabetização só é possível com a participação ativa dos alunos, que constroem seus próprios conceitos sobre a escrita. A meditação do adulto também é essencial, e deve em consideração os conhecimentos prévios das crianças e a hipótese de escrita em que cada uma encontra. Veja, nas paginas a seguir, exemplos de atividades para cada etapa da construção alfabética de seus alunos. Adapte e aproveite!

0 comentários:

Search

Tecnologia do Blogger.

Seguidores