segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

☻O Diagnóstico da Evolução da Escrita dos alunos. Essencial para nortear seu trabalho individual com cada aluno.

1- Qual a finalidade do diagnóstico? Para quê o registro na planilha (ou mapa de classe)  do diagnóstico?

O Diagnóstico/Sondagem serve para o professor:

-Conhecer as hipóteses dos alunos não Alfabetizados.
- Verificar a reciprocidade entre o desempenho dos alunos e suas práticas de ensino.
- Planejar as atividades de leitura e de escrita diferenciadas de forma a atender a diversidade da sala.
- Definir os agrupamentos produtivos.
- Fazer intervenções pontuais junto às crianças, adequadas à realidade apresentada.

É importante destacar que o preenchimento da planilha não deve ser encarada como mais um papel a ser preenchido, ou mais uma burocracia, pois a realização periódica da mesma oferece informações sobre aquilo que seus alunos sabem e o que precisam aprender, é uma fonte de informações para a formulação de práticas pedagógicas, portanto, ela deverá ser considerada por você como um importante instrumento pedagógico no direcionamento e execução de seu planejamento, pois fornece informações preciosas para o planejamento das atividades de leitura e escrita, assim como para a definição das parcerias de trabalho entre os alunos(agrupamentos) e para fazer boas intervenções junto aos alunos.

Concluindo o registro da avaliação diagnóstica será um importante subsídio para o planejamento do trabalho a ser desenvolvido com a turma como um todo e com cada aluno individualmente.

2- Quando realizar o diagnóstico?


1º Semestre :   *fevereiro (Início das aulas )    /   *Abril     /    * Junho

2º Semestre :   * Setembro    /    *Novembro (meio do 4º bimestre)



3- Como realizar o diagnóstico?

DITAR UMA LISTA DE QUATRO PALAVRAS DE UM MESMO CAMPO SEMÂNTICO (frutas, animais, insetos, material escolar, ets) NA SEGUINTE ORDEM:

1.º) UMA PALAVRA POLISSÍLABA.
2.º) UMA PALAVRA TRISSÍLABA.
3.º) UMA PALAVRA DISSÍLABA.
4.º) UMA PALAVRA MONOSSÍLABA.
5.º) CRIAR UMA FRASE COM UMA DAS PALAVRAS DITADAS PARA OBSERVAR SE HÁ ESTABILIDADE NA ESCRITA.

Ex.:

LISTA DE ANIMAIS
- RINOCERONTE
- CORUJA
- COBRA
- Rà

FRASE: A COBRA RASTEJA NO CHÃO.

**OBSERVAÇÕES IMPORTANTES**

- O ditado deve ser iniciado pela palavra polissílaba, depois a trissílaba, a dissílaba e, por último, a monossílaba. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso das crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão recusar-se a escrever caso tenham de começar pelo monossílabo.

- Evite palavras que repitam as mesmas vogais em sílabas contíguas (exemplo: gata, ovo, casa), pois, isso também pode fazer com que as crianças entrem em conflito – por causa da hipótese da variedade e também recusem-se a escrever. 

- Cada palavra ditada deve, necessariamente, ser seguida da leitura pelo aluno daquilo que escreveu. Por meio da leitura é que o professor poderá observar se o aluno estabelece ou não relações entre aquilo que ele escreveu e aquilo que ele lê em voz alta, ou seja, entre a fala e a escrita. Peça que o aluno leia apontando com o dedo, se ele ler no todo marque uma linha contínua (AFREJBM K L N B R I O E O E  -------------> )  , se leu apontando as partes registre a leitura feita. Exemplo:  AFREJBM K L N B R I O E O E     (RINOCERONTE)       
   
- Após o ditado da lista, dite uma frase que envolva pelo menos uma das palavras da lista, para que se possa observar se os alunos voltam a escrever essa palavra de forma semelhante, ou seja, se a escrita dessa palavra permanece estável mesmo no contexto de uma frase.

- Faça a sondagem individualmente, deixando o restante da turma envolvido com outras atividades que não solicitem tanto sua presença (a cópia de uma cantiga, a produção de um desenho etc.). Se necessário, peça ajuda ao diretor, coordenador ou a outra pessoa que possa lhe dar esse suporte.

- Dite normalmente as palavras e a frase, sem silabar.

- ATENÇÃO! Se algum aluno se recusar a escrever, ofereça-lhe letras móveis.

4- Quais são as Hipóteses de Escrita? Como identificá-las na escrita dos alunos?

A identificação da hipótese será possível através da observação da escrita e da leitura realizada pelas crianças no decorrer do diagnóstico. Através da escrita de cada palavra ditada no diagnóstico acompanhada da imediata leitura pelas crianças indicando com o dedinho onde e como estão lendo, e marcação de como esta leitura foi realizada, se leitura contínua, fazer um traço abaixo da palavra escrita e lida, se a leitura foi indicando os pedaços das palavras lidas (indicar quais e o que cada pedacinho representa na leitura). Abaixo estão alguns exemplos, para melhor entendimento.

PS1 - PRÉ-SILÁBICO 1  >>>>  R   (RINOCERONTE)

- Não sabe que escreve com letras.
- Não distingue o figurativo do escrito.
- leitura global.

PS2 - PRÉ SILÁBICO 2  >>>>  BAFREJBM   (RINOCERONTE)

- Sabe que escreve com letra.
- Distingue o figurativo do escrito.
- A leitura é global.

SSVS - SILÁBICO SEM VALOR SONORO >>>>   K L N B R M L   (RI NO CE RON TE)

- Sabe que a escrita representa a fala.
- Usa uma letra para cada sílaba.
- Não faz relação sonora com a sílaba escrita

SCVS - SILÁBICO COM VALOR SONORO >>>>  I O E O E   (RI NO CE RON TE)

- Sabe que a escrita representa a fala.
- Usa uma letra para cada sílaba.
- Inicia o processo de vinculação sonora nas palavras

SA - SILÁBICO ALFABÉTICO >>>>  RI N CEROTE   (RI NO CE RON TE)

- Escreve ora silabicamente.
- Ora escreve alfabeticamente.

A - ALFABÉTICO >>>>  RINOSSERONTI  (RI NO CE RON TE)

-Escreve do jeito que fala.
-Hora de corrigir a ortografia.

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