segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Caminhos para a construção de uma Prática Pedagógica Alfabetizadora
Os desafios para o 1.º ano é grande: a formação de alunos leitores e escritores. Aprender a ler e escrever na escola é uma condição essencial para os alunos prosseguirem na sua formação escolar e no seu desenvolvimento global com sucesso e assim possam atuar como cidadãos. Para conquistar esses objetivos é indispensável o acesso à cultura letrada e usufruir plenamente dela nas situações de trabalho, de lazer e na resolução de questões de seu cotidiano, sendo então a instituição escolar, na figura do professor, um dos orgãos responsáveis por inserir, ou dar continuidade, o acesso à cultura e ao conhecimento dos pequeninos.
Os planejamentos são uma fusão de tudo que absorvemos das Orientações Curriculares, Expectativas de Aprendizagem e as Apostilas de Apoio Pedagógico, que consta de “orientações didáticas e sugestões de atividades”, nos levando à articulação da teoria com a prática. Essas articulações nos levam às reflexões e inquietações, ajudando-nos a incorporar novas atividades, permitindo novos olhares perante as práticas pedagógicas, dando-lhes novos sentidos.
Alguns trabalhos sistematizados são necessários para consolidarmos a alfabetização e letramento ao fim do 1º ano, tais como:
☻O Diagnóstico da Evolução da Escrita dos alunos. Essencial para nortear seu trabalho individual com cada aluno.
☻O Desenvolvimento de uma rotina no planejamento das aulas. Criando assim uma ordenação que poderá ser interiorizada em cada aluno, até mesmo no professor, permitindo uma sequencia didática mais definida e que pode ser trabalhada de forma mais favorável tanto na ensinagem como na aprendizagem.
☻ O Ambiente Alfabetizador. Não significa necessariamente uma poluição visual de informações, lembrando que a construção desse ambiente deve ter a participação do aluno, trazendo assim para cada aluno um maior significado às informações trabalhadas.
Veremos a seguir cada um desses itens detalhadamente.
Compilado do Blog AgirAlgfa
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Search
Blog Archive
-
2015
(24)
- abril(3)
-
fevereiro(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Colaboradores
Arquivo do blog
-
▼
2015
(24)
-
▼
fevereiro
(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
-
▼
fevereiro
(21)
0 comentários:
Postar um comentário