segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Caminhos para a construção de uma Prática Pedagógica Alfabetizadora


Os desafios para o 1.º ano é grande: a formação de alunos leitores e escritores. Aprender a ler e escrever na escola é uma condição essencial para os alunos prosseguirem na sua formação escolar e no seu desenvolvimento global com sucesso e assim possam  atuar como cidadãos. Para conquistar esses objetivos é indispensável o acesso à cultura letrada e usufruir plenamente dela nas situações de trabalho, de lazer e na resolução de questões de seu cotidiano, sendo então a instituição escolar, na figura do professor, um dos orgãos responsáveis por inserir, ou dar continuidade, o acesso à cultura e ao conhecimento dos pequeninos.

Os planejamentos são uma fusão de tudo que absorvemos das Orientações Curriculares, Expectativas de Aprendizagem e as Apostilas de Apoio Pedagógico, que consta de “orientações didáticas e sugestões de atividades”, nos levando à articulação da teoria com a prática. Essas articulações nos levam às reflexões e inquietações, ajudando-nos  a incorporar novas atividades, permitindo novos olhares perante as práticas pedagógicas, dando-lhes novos sentidos. 

Alguns trabalhos sistematizados são necessários para consolidarmos a alfabetização e letramento ao fim do 1º ano, tais  como:

O Diagnóstico da Evolução da Escrita  dos alunos. Essencial para nortear seu trabalho individual com cada aluno.

O Desenvolvimento de uma rotina no planejamento das aulas. Criando assim uma ordenação que poderá ser interiorizada em cada aluno, até mesmo no professor, permitindo uma sequencia didática mais definida e que pode ser trabalhada de forma mais favorável tanto na ensinagem como na aprendizagem.

O Ambiente Alfabetizador. Não significa necessariamente uma poluição visual de informações, lembrando que a construção desse ambiente deve ter a participação do aluno, trazendo assim para cada aluno um maior significado às informações trabalhadas.

Veremos a seguir cada um desses itens detalhadamente.


Compilado do Blog  AgirAlgfa

0 comentários:

Search

Tecnologia do Blogger.

Seguidores