segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

☻ O Ambiente Alfabetizador. Não significa necessariamente uma poluição visual de informações, lembrando que a construção desse ambiente deve ter a participação do aluno, trazendo assim para cada aluno um maior significado às informações trabalhadas. 


Monte seu alfabeto, seu calendário, sua rotina, sua listinha de chamada, em fim, seu kit sala de aula (em EVA ou papel), mas SOMENTE FIXE NAS PAREDES COM A AJUDA DOS ALUNOS, explicando a funcionalidade de cada um dos objetos a serem fixados.

1- O que é o Ambiente Alfabetizador?

Diz-se que um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Se os adultos com quem as crianças convivem utilizam a escrita no seu cotidiano e oferecem a elas a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, elas podem, desde cedo, pensar sobre a língua e seus usos, construindo idéias sobre como se lê e como se escreve.

Na escola são variadas as situações de comunicação que necessitam da mediação pela escrita. Isso acontece, por exemplo, quando se recorre a uma instrução escrita de uma regra de jogo, quando se lê uma notícia de jornal de interesse das crianças, quando se informa sobre o dia e o horário de uma festa em um convite de aniversário, quando se anota uma idéia para não esquecê-la ou quando o professor envia um bilhete para os pais e tem a preocupação de lê-lo para as crianças, permitindo que elas se informem sobre o seu conteúdo e intenção.

Todas as tarefas que tradicionalmente o professor realizava fora da sala e na ausência das crianças, como preparar convites para as reuniões de pais, escrever uma carta para uma criança que está se ausentando, ler um bilhete deixado pelo professor do outro período etc., podem ser partilhadas com as crianças ou integrarem atividades de exploração dos diversos usos da escrita e da leitura.

A participação ativa das crianças nesses eventos de letramento configura um ambiente alfabetizador na instituição. Isso é especialmente importante quando as crianças provêm de comunidades pouco letradas, em que têm pouca oportunidade de presenciar atos de leitura e escrita junto com parceiros mais experientes. Nesse caso, o professor torna-se uma referência bastante importante. Se o educador trouxer os diversos textos utilizados nas práticas sociais para dentro da instituição, estará ampliando o acesso ao mundo letrado, cumprindo um papel importante na busca da igualdade de oportunidades.

Algumas vezes, o termo “ambiente alfabetizador” tem sido confundido com a imagem de uma sala com paredes cobertas de textos expostos e, às vezes, até com etiquetas nomeando móveis e objetos, como se esta fosse uma forma eficiente de expor as crianças à escrita. É necessário considerar que expor as crianças às práticas de leitura e escrita está relacionada com a oferta de oportunidades de participação em situações nas quais a escrita e a leitura se façam necessárias, isto é, nas quais tenham uma função real de expressão e comunicação.

A experiência com textos variados e de diferentes gêneros é fundamental para a constituição do ambiente de letramento. A seleção do material escrito, portanto, deve estar guiada pela necessidade de iniciar as crianças no contato com os diversos textos e de facilitar a observação de práticas sociais de leitura e escrita nas quais suas diferentes funções e características sejam consideradas. Nesse sentido, os textos de literatura geral e infantil, jornais, revistas, textos publicitários etc. são os modelos que se pode oferecer às crianças para que aprendam sobre a linguagem que se usa para escrever.

O professor, de acordo com seus projetos e objetivos, pode escolher com que gêneros vai trabalhar de forma mais contínua e sistemática, para que as crianças os conheçam bem. Por exemplo, conhecer o que é uma receita culinária, seu aspecto gráfico, formato em lista, combinação de palavras e números que indicam a quantidade dos ingredientes etc. assim como as características de uma poesia, histórias em quadrinhos, notícias de jornal etc.

Alguns textos são adequados para o trabalho com a linguagem escrita nessa faixa etária, como, por exemplo, receitas culinárias; regras de jogos; textos impressos em embalagens, rótulos, anúncios, slogans, cartazes, folhetos; cartas, bilhetes, postais, cartões (de aniversário, de Natal etc.); convites; diários (pessoais, das crianças da sala etc.); histórias em quadrinhos, textos de jornais, revistas e suplementos infantis; parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas e trava-línguas; contos (de fadas, de assombração etc.); mitos, lendas, “causos” populares e fábulas; relatos históricos; textos de enciclopédia etc.

Nas palavras de Emília Ferreiro, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos:

- Canto da leitura;
- Materiais diversos com ilustrações e escritas ( jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, etc.);
- Alfabeto ilustrado;
- Seqüência numérica;
- Calendário;
- Painel de aniversariantes:
- Painel de ajudantes;
- Listão de palavras.

As crianças possuem diferentes preferências por uma atividade ou outra, cada criança também um ritmo que lhe é próprio, ou seja, o desenvolvimento das suas atividades psicomotoras, de seu relacionamento com os outros, de sua fala e diversas outras formas de comunicação vão acontecendo para cada criança em épocas relativamente distintas. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência da criança.

Muitas vezes a mesma sala é dividida com turmas de outros horários. É importante que os professores entrem em acordo sobre a utilização do espaço, a fim de que um não atrapalhe o outro. Os professores poderão também desenvolver nos alunos o respeito pelo material exposto por outra turma.

Os materiais expostos nas paredes devem ter o mínimo de ordem e clareza, não devendo ter poluição visual. A sala de aula deve ser motivadora da leitura, da escrita e do manuseio do material didático.
Um ambiente alfabetizador é aquele que promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e de escrita em que as crianças têm a oportunidade de participar.

SUGESTÕES QUE DEVEM SER UTILIZADAS PARA TORNAR A SALA DE AULA UM LUGAR AGRADÁVEL, COM AMBIENTE ALFABETIZADOR BONITO E PROPÍCIO Á ALFABETIZAÇÃO:

♥PARA EXPOR NOS VARAIS OU EM PAREDES DAS SALAS DE AULAS:
-OS ALGARISMOS  (NÚMERAL E QUANTIDADES);
-ALFABETO (QUATRO TIPOS DE LETRAS: Imprensa / Cursiva - Maiúscula e Minúscula);
-LISTA NOMINAL DOS ALUNOS, A CHAMADINHA, EM ORDEM ALFABÉTICA (LETRA BASTÃO MAIÚSCULA-GRANDE);
-CALENDÁRIO;
-A ROTINA SEMANAL;
-RELÓGIO; 
-BANCO DE PALAVRAS (EM ESTUDO);

♥PARA TER  EM SALA DE AULA:
-ALFABETO MÓVEL
-CANTINHO DE LEITURA
-CAIXA DE BRINQUEDOS
-MURAL DE UNIDADES DE ESTUDO(GEOGRAFIA-HISTÓRIA-CIÊNCIAS;)
- FOLHETOS DE PROGRAMAÇÃO
-MANUAIS DE INSTRUÇÃO
-JORNAIS
-REVISTAS
-RÓTULOS
-RECEITAS
-BULAS DE REMÉDIOS
-CAIXA DE MATERIAL CONCRETO(PAUZINHOS, PEDRINHAS, FEIJÕES, ETC) PARA UTILIZAR NAS QUATRO OPERAÇÕES.
-LIVROS DIVERSOS PARA O MANUSEIO DAS CRIANÇAS.

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