segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
6 - Incluir atividades permanentes na rotina
O que é
Prever atividades diárias para colocar os alunos em contato constante com determinados conteúdos importantes para conseguir ler e escrever de forma convencional. "No caso da escrita, o domínio do sistema alfabético requer sucessivas aproximações e tentativas de escrever adequadamente", afirma Neurilene Martins. Outro foco é a aprendizagem de procedimentos e comportamentos leitores e escritores: por onde e como começo a ler? Como tomar pequenas notas na hora de pesquisa? Como expressar preferências literárias e trocar informações sobre os livros?
Ações
Em termos de escrita, destaque para listas, textos de memória (como parlendas e poemas) e atividades com o nome próprio e os dos colegas de classe e com a troca de recomendações literárias. Quando se trata de ler, a possibilidade mais consagrada é a leitura diária feita pelo professor em voz alta de textos variados (leia o depoimento abaixo).
Desafios diários de leitura e escrita
"Meus alunos já sabem que todo dia vamos ler um texto diferente. Em alguns dias, são contos e, em outros, lendas ou textos informativos. Aproveito que eles conhecem muitas histórias para colocar os títulos preferidos no quadro e desafiar a turma a ler o que está escrito. Além disso, todo dia as crianças escrevem textos variados: listas, cruzadinhas, bilhetes... É uma forma de ajudá-las a se aproximar, ao mesmo tempo, das características do sistema e da linguagem."
Elaine Barli Bacilli é professora do 1º ano da EM Rui Barbosa, em Umuarama, PR.
Erros mais comuns
- Não propor atividades com foco no sistema de escrita. É fundamental incluir atividades permanentes que levem a pensar sobre as relações grafofônicas.
- Insistir na leitura de um único gênero textual. As crianças precisam ter contato e familiaridade com uma variedade grande de textos para que consigam se comunicar por escrito em diferentes situações.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Search
Blog Archive
-
2015
(24)
- abril(3)
-
fevereiro(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Colaboradores
Arquivo do blog
-
▼
2015
(24)
-
▼
fevereiro
(21)
- Como Agrupar por Níveis de Hipótese de Escrita?
- Nível alfabético
- Nível silábico-alfabético
- Nível silábico
- Nível Pré-Silábico
- Hipóteses de Escrita
- O Uso Da Letra Cursiva
- Algumas Dúvidas sobre Alfabetização
- Leitura em Voz Alta
- O Ambiente Alfabetizador
- Rotina no Planejamento das Aulas
- Diagnóstico da Evolução da Escrita
- Prática Pedagógica Alfabetizadora
- Alfabetização, práticas essenciais : 6
- Alfabetização, práticas essenciais : 5
- Alfabetização, práticas essenciais : 4
- Alfabetização, práticas essenciais : 3
- Alfabetização, práticas essenciais : 2
- Alfabetização, práticas essenciais : 1
- Alfabetização: 6 práticas essenciais
- Apresentação Inicial
-
▼
fevereiro
(21)
0 comentários:
Postar um comentário