segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

☻A Leitura em Voz Alta feita pelo professor de textos de qualidade. 

Não adianta ler só para si ou apenas para um pequeno grupo de alunos. Torne o momento da leitura uma rotina, um momento mágico cercado de silêncio e atenção.

*Hora da Leitura:

Leitura em Voz Alta Feita Pelo Professor: É o momento especial do professor ler para os alunos, com a intenção de despertar o interesse, de provocar o desejo, de mostrar o prazer que pode nos trazer a leitura... É quando o professor se torna um bom modelo de leitor, compartilhando com os alunos a leitura de livros que os alunos não seriam capazes de ler sozinhos. Aqui se inclui o caso de livros com textos longos (e às vezes difíceis) que por sua qualidade e beleza, podem vir a encantá-los e o professor torna possível o acesso a essa leitura aos alunos, a leitura pode ser feita em capítulos em diversas aulas, quando se tratar de textos longos. A leitura de textos realizada pelo professor precisa ser uma prática continuada e freqüente, pois, são estes textos que podem se converter em referências de escrita para os alunos. Também é o momento em que as crianças aprendem a apreciar o momento das histórias, acompanhando com atenção crescente a leitura do professor, a comentar trechos das histórias lidas e seus personagens, com a ajuda do professor, a demonstrar seu gosto literário quando escolhe os livros a serem lidos. Atenção professor no momento de selecionar os textos! Escolha sempre textos com qualidade. Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do texto. Esses textos pouco contribuem para a formação de seus alunos enquanto leitores e escritores.

"Uma prática intensa de leitura na escola é, sobretudo, necessária, porque ler ensina a ler e a escrever”.

Quais condições devem ser garantidas nas situações em que o professor lê em voz alta para os alunos?

- Horário nobre.
- Bons textos.
- Leitura para deleite.
- Explicar aos alunos os motivos pelos quais deseja compartilhar a leitura com eles.
- Evitar leituras com finalidade didática.
- Entre os textos de gêneros informativos, evitar textos com informações banalizadas, simplificadas e incompletas.
- Opinar sobre o que leu, colocando seus pontos de vista aos alunos.
- Escutar o ponto de vista dos alunos: a parte que mais gostaram e que menos gostaram, o que acharam da leitura.
- Oferecer elementos contextuais que dão sentido à leitura e favorecem a antecipação do assunto (onde encontrou o texto, seu portador, ler partes do prólogo do livro e dados biográficos)


- Aja com seus alunos como gostaria que seus professores tivessem agido com você para ajudá-lo a ser leitor interessado em qualquer tipo de texto

Leitura Feita pelo Aluno: Agora chegou a hora de ver se a estratégia está funcionando. Deixe que os alunos se deliciem com a leitura, crie oportunidades para que eles leiam das mais diversas formas possíveis. Possam explorar livros, revistas, gibis e jornais livremente, nos cantos de leitura. Estimule o empréstimo de livros para que os familiares façam a leitura e eles recontem na sala, se tiverem livros com textos não verbais eles podem interpretar e contar a historia ao grupo.

Por que é fundamental que o professor escreva todos os dias na frente dos alunos e compartilhe com eles situações reais de uso funcional da leitura e da escrita?

A escrita da lista das atividades da rotina do dia, os nomes dos ajudantes do dia, os nomes das duplas/grupos de trabalho, o título do texto que será lido no momento da leitura... São situações nas quais as crianças podem observar um “escritor” mais experiente escrevendo e ampliar as noções que já possuem sobre os procedimentos que envolvem o ato de escrever.

PROFESSOR ESCRIBA:

Por que escrever pelos alunos pelo menos uma vez por semana e propor atividades diárias em que os alunos ditam o texto e você professor escreve?

Pelo menos uma vez por semana escrever pelos alunos:
Uma lista de palavras cujo tema tenha significado no contexto do trabalho realizado até o momento. Pode ser uma lista com os nomes da turma organizados em ordem alfabética, dos nomes e da data de nascimento para a elaboração da “Agenda de Aniversários”, dos dias da semana, dos títulos das histórias lidas, dos nomes dos personagens preferidos, dos títulos das cantigas trabalhadas... Cartas ou bilhetes, produzidos de forma conjunta com a turma. O assunto pode variar: bilhete para pesquisar os nomes dos familiares mais próximos, para pesquisar a letra de uma cantiga, para obter informações sobre a data de nascimento dos alunos e outros dados que possam vir a fazer parte da “Agenda de Aniversários”. A letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda - eles podem ditar o texto para que você a escreva na lousa.

*TEXTOS TRABALHADOS DOS DIVERSOS GÊNEROS, COMO:

-INFORMATIVOS
-CIENTIFICOS
-JORNALISTICOS
-LITERÁRIOS
-INSTRUCIONAIS
-CANTIGAS
-PARLENDAS
-TRAVA-LINGUAS
-LETRAS DE MÚSICAS
-QUADRINHAS
-LISTAS DE NOMES,FRUTAS, BRINQUEDOS...
-CONTOS DE FADA
-FÁBULAS
-POEMAS
-HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
-CONVITES
-BILHETES
-PLACAS
-ANUNCIOS
-CAPAS DE LIVRO
-ANEDOTAS
-OUTROS, CONFORME NECESSIDADE

E o essencial, para que os itens acima sejam alcançados é ter o perfil de professor alfabetizador, gostar de alfabetizar, o que significa estar disposto a enfrentar os desafios e trabalhos exigidos no ofício de alfabetizar. Uma alfabetização de sucesso exigem compreensão e conhecimento do professor alfabetizador.

0 comentários:

Search

Tecnologia do Blogger.

Seguidores